quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resenha: O Nome da Rosa




O Nome da rosa, relata fatos ocorridos num mosteiro , durante a idade media, retoma pensamentos de filósofos, e a vida religiosa no século XIV, O frade franciscano detetive Baskerville, é incumbido de desvendar as mortes ocorridas no mosteiro , ele era um filósofo, que investigava os crimes ocorridos com método empírico e analítico buscava verdade e explicação para o mistério que rondava o mosteiro a parte de um novo método de investigação.

A historia toda começa quando a Ordem Franciscana e um novo noviço que chega ao mosteiro para decidir que destino da as riquezas do mosteiro, mais começa a aparecer monges mortos de maneiras peculiar, os mortos eram encontrados com a língua e dedos roxos e, no decorrer da historia entende-se o por que, eles desfolhavam os livros, cuja as paginas estavam envenenadas. Então o noviço e o franciscano Baskerville empenhasse para desvendar os mistérios, as duvidas e comentários passam pela sociedade que acredita que é uma pessoa a serviço do Demônio que estar cometendo os assassinatos.

Os relatos montra que a historia ocorreram no mosteiro na Itália Medieval, que debate idéias filosóficas, aborda questões cristãs e, tudo que há de conceito entre o certo e o errado o bem e o mal, como o próprio nome já diz se refere ao juízo que cada um faz da questões universais , porque cada um vê uma rosa de maneira diferente, e nesse ambiente de contradições e inquisições que ocorria os crimes do monteiro século XIV.

A historia é interessante por conter informações muitas vezes desconhecidas pelas pessoas , como a pratica das bibliotecas dos mosteiros apagar obras antigas escritas por pergaminhos e nelas escrever ou copiar novos textos Para apagar as evidencias do que aconteceu de verdade na época, os palimpsestos que eram os livretes em que textos científicos e filosóficos eram rasgados ou apagados das paginas e substituídos por orações rituais litúrgicos, para que não fosse possível obter informações que poderia ser usada contra os mosteiros .

O filme pode ser interpretado de varias, formas mais o interessante é como a filosofia é citada, em cada sena, é bem evidente também a desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Que vem a ocorrer , grandes transformações, que culminarão com o cisma do ocidente, através do protestantismo iniciado por Lutero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário