quinta-feira, 2 de junho de 2011

Resenha: Nós que aqui estamos, por vós esperamos





Um documentário lançado no Brasil em 1999, com a direção de Marcelo Massagão, “Nós que aqui estamos por vós esperamos” é composto por imagens de arquivo tiradas de filmes antigos, fotos e reportagens de TV, com isso ele faz uma retrospectiva das principais mudanças que marcaram o século XX, utilizando fatos e pessoas que entraram para história.

O contexto histórico, social, cultural, político e econômico é amplamente abordado no decorrer do documentário. A abordagem da banalização da morte, e conseqüentemente, a banalização da vida é um dos seus pontos, entre outras grandes transformações que a humanidade vive.

As milhares de mortes, que são provocadas por grandes chefes de estado como, por exemplo, Hitler que é um dos principais citados no documentário,que teve sua motivação chamada de paranóia pelo documentarista.

As religiões como o Islamismo, o Judaísmo, o Hinduísmo e o Candomblé são apontadas como forma de buscar a Deus, que ainda hoje, parece continuar distantes de alguns indivíduos.

A igualdade entre os sexos passa a ser valorizada, as mulheres conseguindo sua independência, sua entrada no mercado de trabalho, a mudança significativa na sua maneira de vestir, passando a usar minissaia; o consumo do álcool; do cigarro, e sua conquista na vida política. A mulher deixa de ser apenas dona de casa.

Os avanços tecnológicos e científicos não ficam de fora e são abordados como as “mudanças na comunicação” entre eles estão à invenção do telefone, do rádio, da eletricidade e da psicanálise de Freud. A revolução industrial, se tratando dos novos grupos de trabalhadores, que trocaram a vida rural pela urbana, e passam a ser “máquinas do capitalismo”.

Enfim, é uma excelente volta ao mundo destacando os principais fatos que marcaram esse período que foi repleto de grandes mudanças para toda a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário